sábado, 29 de maio de 2010

Enquanto isso, nos preparativos...

É natural que ao se aproximar o início da Copa, as mais diversas seleções joguem amistosos para acertar os detalhes para o grande evento. Bom, detalhes não é a melhor palavra para descrever o que faltou para a badalada seleção espanhola, que começou o jogo com forte poder ofensivo, como era de se esperar, mas deixando a desejar na defesa. Tamanhos eram os espaços que aos 17 minutos do primeiro tempo Hawsawi inaugurou o placar para a Arábia Saudita, ao cabecear a bola para o gol vazio após má saída do goleiro Casillas. A Espanha empatou o jogo aos 31 minutos com David Villa, de cabeça, e chegou a liderar o placar após um belo chute de Xabi Alonso. Aparentemente satisfeita, a seleção espanhola deixou cair o ritmo e, aos poucos, a Arábia crescia. O empate veio com um chute desviado de Al Sahlawi e a dianteira espanhola só foi reassumida aos 47 minutos do segundo tempo, com Llorente, que fechou a conta em 3x2. Venceu, mas não convenceu, porém, ainda terá chance de fazê-lo, em amistoso contra a Coréia do Sul antes de sua estréia, dia 16 de junho, contra a Suíça.
A Sérvia foi batida pela Nova Zelândia por 1x0, gol de Shane Smeltz, provocando irritação na torcida sérvia que após atirar objetos no gramado chegou a invadí-lo para cobrar os jogadores. Os EUA derrotaram a Turquia por 2x1 em jogo disputado e a Eslováquia empatou com Camarões em 1x1. Quem realmente convenceu foi a Alemanha, que jogou contra a Hungria e venceu por 3x0 sem grandes sustos, com gols de Podolski, Mario Gomez e Cacau, este, brasileiro naturalizado alemão que acertou um belo chute para liquidar a partida.

2 comentários:

  1. Segundo o Los Angeles Times, o time norte americano encontrava-se desorganizado no 1º tempo de partida contra a Turquia.
    Jozy Altidore e Clint Dempsey foram donos dos chutes que originaram os 2 gols dos EUA.
    Na opinião do Sr., estes jogadores deveriam ter atuado com mais dinamismo e eficiência?
    Quais estratégias poderiam ser adotadas pelo time para contornar as dificuldades dos próximos jogos?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Kleinubing, Altidore e Dempsey são jogadores de qualidade, com destaque para o primeiro, que estava emprestado ao Hull City e apresentou desempenho crescente na temporada. São mais executores do que criativos, mas cumprem muito bem os fundamentos básicos. Acredito que suas duas perguntas estejam ligadas, pois não se pode atribuir responsabilidade aos atacantes quando o time todo não colabora, mesmo porque ambos marcaram seus gols, certo? Questões organizacionais resolvem-se apenas de um modo: treinamento. Já vimos diversas seleções que apesar de não apresentarem grandes nomes, jogavam um futebol organizado e competitivo, fruto de trabalho tático, orientação adequada do treinador e muito treino.
    Obrigado pela contribuição!
    Um abraço!

    ResponderExcluir